Discussão da Semana: O papel do fórum |
![]() ![]() |
Discussão da Semana: O papel do fórum |
20/07/2010, 10:43 AM
|
|
![]() - - - - - - - - - - - - - - - Registrado: 30/10/2009 De: Curitiba Membro N°: 1 RPG Maker:XP Especialidade:Script |
Depois da animada conversa que aconteceu na Anime Friends sobre fóruns, membros e RPG Maker, me veio a ideia de levantar essa discussão: Qual é o papel da comunidade, do fórum?
É claro pra mim a responsabilidade que um fórum tem com a formação de novos usuários. É claro que não cabe unicamente ao fórum isso mas é de total importância as ações presentes aqui. Vejo um exemplo clássico disso nos comentários de projetos. Ou estou errado nessa visão? Acredito que dizer o que está errado é tão importante quanto o que está certo. Mas o que vejo em muitos lugares é justamente o contrário, uma babação de ovos sem limites. Sera que isso ajuda alguma coisa? Acho que não. Entendo o motivo de postar inutilmente em um fórum mas não o aceito. Afinal, o contador de posts não fará ninguém um rei, não fará nenhum "king size". Mas será que isso é claro há novos membros? Os "Noobies" são necessariamente o problema ou a solução? Aonde pode-se estar presente e de que forma o membro mais velho pode integrar e fazer crescer a comunidade e aonde ele apenas atrapalha? -------------------- ![]() |
|
|
|
20/07/2010, 11:47 AM
|
|
|
Participante Registrado: 1/11/2009 De: Jaú - SP Membro N°: 16 |
Sou um visionário! Lembro-me a alguns anos atrás, na VM, quando eu fiz um post falando sobre o mesmo assunto e criamos o movimento anti babação de ovo. Eu tomei BAN naquela época...
E hoje vejo o AC falando da mesma coisa.... sou foda. Sobre o tópico em si, depois vou pegar o que eu falei da outra vez. -------------------- |
|
|
|
20/07/2010, 03:47 PM
|
|
![]() Membro Registrado: 1/11/2009 Membro N°: 26 RPG Maker:2003 Especialidade:Mapas |
Acho que um dos maiores problemas dentro de um fórum é a procura por popularidade. Pessoas que se tornam populares rapidamente e tem um reconhecimento razoável, geralmente fazem por merecer, postando trabalhos de qualidade, opiniões consistentes, oferecendo suporte, etc.
Isso sempre faz com que surja uma porrada de gente pra pagar pau pra pessoa, e não pra reconhecer o trabalho. Fora isso, praticamente todo noob tem aquele objetivo de se tornar Staffer pra ficar famoso, ou sair floodando pra parecer um membro influente por ter centenas de posts no seu contador. O fórum para de ser uma comunidade de suporte pra virar um show de palhaçada com monte de gente ignorante procurando por holofotes. Acho que não é algo que dê pra erradicar pra sempre das comunidades, mas que pode pelo menos ser discutido pra conscientizar o pessoal de que respeito é fruto de trabalho e atitudes boas. |
|
|
|
21/07/2010, 10:25 AM
|
|
![]() Membro Registrado: 13/01/2010 De: SP Membro N°: 97 RPG Maker:VX Especialidade:Roteiro |
Bom, na verdade, é impossível ter uma comu sem ter os "caça resouces", os flooders e coisas do tipo. Como o cronus disse, sempre tem aqueles que querem o reconhecimento. E o meio mais fácil é fazer um monte de post sem sentido de existir, para aumentar no contador. Assim, ele vira um "veterano" com pouco trabalho. Ou aqueles que combinam troca de pontos de reputação (te dou +rep e depois vc dá +rep pra mim...).
Acho que o papel dos membros mais "cabeça-feita" seria alertar esses novatos. Muitos deles aceitam a correção. E aquele membro-flooder-noob pode vir a se tornar o futuro Mod/Admin. O problema é com aqueles que não aceitam críticas, aí já vem xingando (em internetês!), pra esses tem que ser BAN. Mas eu acho que, no geral, o fórum tem que ajudar. O que não significa babar-ovo Quando o mais "experiente" chega pro novato e diz: "Seu projeto tá uma porcaria" isso desanima o indivíduo. Esse é o pior erro do cara que se diz experiente. Mas não é bacana quando ele diz: " Poxa, a idéia está interessante, mas os gráficos estão um pouco ruins. Tente usar estes." ou " Talvez ficaria melhor desse jeito ou desse outro. Mas continue, porque está no caminho certo." ? Um pouco disso é questão de maturidade. A maioria dos membros ativos aqui na PRM já tem a cabeça feita (o que não depende da idade, mas ajuda...) Quando eu entrei na minha primeira comu, a RMB, já tinha uma mentalidade formada. Não tinha experiência nenhuma em foruns, mas isso foi coisa que aprendi rápido (Depois de tomar uma leve advertência no meu primeiro post por criar um tópico sobre algo que já existia... Depois disso, sempre procuro dar uma pesquisada antes de postar.). A comu faliu por causa de infantilidades, panelinhas, briguinhas de membros que se sentiam importantes, etc. Sem contar que o poder sobe à cabeça ("Com grandes poderes vem também grandes responsabilidades" - Ben Parker), por isso não é bom deixar pessoas muito novas com "altos cargos" E também acho bacana que aquela área de coisas avulsas (que aqui é a Contra-Mão) não conte posts. Isso abre um espaço para a turma falar um monte de besteiras sem se preocupar muito com warn ou floodar, abre um espaço para o pessoal se conhecer melhor, e aquele neguinho que faz muito post nadaver pode passar o dia todo postando coisas inúteis e não vai subir o contador (o que desestimula aqueles que ficam postando montes de coisas só pra virar veterano, ao mesmo tempo que se o cara REALMENTE quiser ser veterano, vai ter que procurar coisas úteis para postar nos tópicos sérios.) Nussa. Mal ae, que eu escrevo bagarai quando eu me empolgo. SeeYa! -------------------- |
|
|
|
22/07/2010, 12:29 PM
|
|
![]() Membro Registrado: 1/11/2009 Membro N°: 15 RPG Maker:95 Especialidade:Evento |
|
|
|
|
![]() ![]() |
|
Versão Simples | Horário: 10/09/2010 - 05:48 PM |
| An original skin by IPBSkinning | ||